Este blog foi criado para você que gosta de carros, motores, acessórios, novidades do mundo automotivo ou ainda para pessoas que não conhecem muito sobre o assunto.
Afinal, de médico e mecânico todo mundo tem um pouco.
A Self Car está aqui para te ajudar !!

Um blog para amantes de carros e motores.

Um blog para amantes de carros e motores.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Saiba a diferença dos Câmbios Automáticos


A Self Car,   a sua oficina virtual,  esta aqui para auxiliar sobre os modelos existentes de câmbio no mercado dos automáticos.

Hoje se fala em automático, automatizado, CVT, automático de dupla embreagem.  E aí, como funcionam, o que seria todas essas variações ?

Atualmente um carro com câmbio automático não é questão de luxo e sim um pouco de conforto quando se fala em horas de trânsito.

Entenda um pouco mais a seguir...


Câmbio Automático

É um câmbio que possui um conversor de torque que liga o motor à transmissão.  Este sistema trabalha com um conjunto de engrenagens junto com o conversor de torque, que acopla o motor à caixa ( semelhante a embreagem).  Porém, este modelo é um pouco lento, por conta deste processo junto ao conversor de torque. Possui uma perda de desempenho em relação a um modelo manual, além do consumo ser maior.  O que pode amenizar estes problemas, seria o automático de seis marchas. 



Câmbio Automatizado

Neste modelo de câmbio a embreagem permanece.  Porém, o sistema aciona a embreagem que após uma análise de parâmetros através de sensores de velocidade e rotação pode ser feito a troca de marchas automaticamente por conta de atuadores hidráulicos.  
O processo não é tão rápido, e os trancos podem surgir durante a condução, caso seja feita com aceleração. 
Uma grande dica neste tipo de câmbio com relação ao problema, que pode ocorrer no sistema se caso for feito algo comum, um costume ou hábito de segurar o carro no acelerador em uma subida.  Nesta situação,  não faça isso, pois, pode aquecer a embreagem, ocasionando um superaquecimento vindo a travar o câmbio.  Então, cuidado com hábitos errados na direção. 
Os automatizados tem um custo mais acessível a um automático e possuem bom desempenho semelhante aos manuais.


Câmbio CVT

Conforme a sigla determina,  Transmissão Variável Contínua. Trata-se de um modelo diferente dos outros. As caixas  e o sistema possui uma variação constante para que se tenha uma relação ideal para cada situação.  O sistema não possui marchas, logo não precisam ser trocadas. 
Possui um eixo com ranhuras em V que move polias fixadas cada uma em um cone. Sincronizadamente.  A tensão destas polias, quando em sua tensão máxima, possui um melhor aproveitamento do motor.  Conforme a pressão sobre o acelerador.  É considerado um dos câmbios que podem ser econômicos.



Câmbio Automático de dupla embreagem

Como o próprio nome diz, dupla embreagem. Sendo duas embreagens no lugar do conversor de torque. O disco de embreagem  maior aciona as marchas pares e a ré, e a outra menor aciona as marchas ímpares. 
A grosso modo, enquanto uma das marchas esta acionada, a segunda embreagem já deixa a próxima marcha pré-acionada.  Assim, a troca acontece mais fácil e de forma mais rápida. Embora quase que de imediato. O funcionamento deste sistema é mais parecido ao modo normal automático convencional. 
A caixa com duas embreagens é mais rápida e o desempenho e consumo são melhores que o dos manuais.



O mais viável é executar um test-drive nos veículos que possuem estas formas de transmissão e durante a condução, verificar o que é mais fácil, mais ajustável ao seu modo de dirigir.  O que será mais conveniente e confortável a você.

Não saia comprando carro apenas pelo que seus amigos falam, ou pelo foco de fugir do trânsito. Teste, compare,  prove,  e veja o que for melhor para seu conforto e bolso. 


Ainda tem dúvidas, entre em contato conosco,   Self Car,  a sua oficina virtual. 

Acompanhe as novidades, deixe sugestões, siga as dicas e orientações  na Self Car.




*fotos divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário