Este blog foi criado para você que gosta de carros, motores, acessórios, novidades do mundo automotivo ou ainda para pessoas que não conhecem muito sobre o assunto.
Afinal, de médico e mecânico todo mundo tem um pouco.
A Self Car está aqui para te ajudar !!

Um blog para amantes de carros e motores.

Um blog para amantes de carros e motores.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Calor... Verão... Se atente ao Ar Condicionado.

Verão, calor, férias...  Você conhece como funciona o sistema do ar condicionado do seu veículo?

A grosso modo não muda muito de carro para carro.  O sistema do ar condicionado é semelhante nos modelos mais novos.


Muitas dúvidas surgem quanto ao funcionamento com relação ao motor ou consumo de combustível.

Vamos esclarecer algumas dúvidas.





O que não causa problemas...

- Dar partida no veículo com o ar ligado.  
Sem problema, pois a partida é acionada por uma posição da chave  que desabilita os itens que consomem mais quando desligado.  O sistema do ar liga se o motor estiver funcionando. 

- Ligar o ar condicionado logo após dar a partida.
Sem problema, pois o veículo com o motor em funcionamento após a partida, habilita todos os itens para serem utilizados. Inclusive o ar condicionado pode ser ligado na sequência. 


Orientações

- Função Interna e Externa
Os carros com ar condicionado tem uma chave seletora para a captação do ar. Seja interno ou externo. O aconselhável é  quando a temperatura externa for muito quente, não utilizar a captação de ar externo pois demorará a gelar.   Assim como, quando o veículo fica parado e muito quente, o aconselhável é não captar o ar interno, pois o veículo estará quente e não vai gelar da forma necessária rapidamente. 

-  Perca de Potência
O sistema do ar condicionado possui um compressor,  sendo ele um dos componentes importantes doo sistema e o mesmo é ligado por meio de uma correia no motor.  Assim ele é acionado e funciona resfriando o sistema.  A correia funciona através do motor alimentando o compressor. Logo por isso a potência cai e o consumo de combustível fica maior.  
O compressor do ar consome em média 3cv da potência do veículo. 


Manutenção

- Troca do filtro do ar condicionado
Depende de onde o veículo roda, se mais em estrada de terra ou mais em trecho urbano.
Caso seja utilizado de forma mais severa, em trecho de terra, o ideal é verificar de 5 mil km em 5 mil km. Já em trecho urbano, cidade,  pode ser avaliado de 10 mil km a 10 mil km.  Ou  uma vez ao ano.

- Higienização do sistema do ar condicionado
O recomendado é esporadicamente,  mais ainda quando se percebe um mau cheiro no sistema, mas lembre-se que nem sempre o mau cheiro resolve com a higienização,  as vezes é o filtro do ar ou até mesmo algo mais preciso no sistema.

- Carga de gás 
O gás existe no sistema para  que seja feito o resfriamento correto. N ão possui uma duração fixa. 
O sistema pode funcionar para sempre.  Porém,  o sinal de que seja necessário uma carga de gás no sistema é quando ocorre falha ao gelar. Caso o ar não esteja gelando corretamente, vale a pena avaliar o sistema, e verificar se não ocorre algum vazamento, checar válvulas, mangueiras e tudo mais que compõe o sistema do ar condicionado.














Esperamos ter auxiliado para que seu verão seja melhor  dentro do seu veículo. 


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.  

A Self Car , a sua oficina virtual, está para auxilia-lo quanto a informações do mundo automotivo, novidades e muito mais que diz respeito a 4 rodas e motor.


Acompanhe a Self Car.  Sua oficina virtual. 




*imagens divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário