A grosso modo não muda muito de carro para carro. O sistema do ar condicionado é semelhante nos modelos mais novos.
Muitas dúvidas surgem quanto ao funcionamento com relação ao motor ou consumo de combustível.
Vamos esclarecer algumas dúvidas.
O que não causa problemas...
- Dar partida no veículo com o ar ligado.
Sem problema, pois a partida é acionada por uma posição da chave que desabilita os itens que consomem mais quando desligado. O sistema do ar liga se o motor estiver funcionando.
- Ligar o ar condicionado logo após dar a partida.
Sem problema, pois o veículo com o motor em funcionamento após a partida, habilita todos os itens para serem utilizados. Inclusive o ar condicionado pode ser ligado na sequência.
- Função Interna e Externa
Os carros com ar condicionado tem uma chave seletora para a captação do ar. Seja interno ou externo. O aconselhável é quando a temperatura externa for muito quente, não utilizar a captação de ar externo pois demorará a gelar. Assim como, quando o veículo fica parado e muito quente, o aconselhável é não captar o ar interno, pois o veículo estará quente e não vai gelar da forma necessária rapidamente.
- Perca de Potência
O sistema do ar condicionado possui um compressor, sendo ele um dos componentes importantes doo sistema e o mesmo é ligado por meio de uma correia no motor. Assim ele é acionado e funciona resfriando o sistema. A correia funciona através do motor alimentando o compressor. Logo por isso a potência cai e o consumo de combustível fica maior.
O compressor do ar consome em média 3cv da potência do veículo.
Manutenção
- Troca do filtro do ar condicionado
Depende de onde o veículo roda, se mais em estrada de terra ou mais em trecho urbano.
Caso seja utilizado de forma mais severa, em trecho de terra, o ideal é verificar de 5 mil km em 5 mil km. Já em trecho urbano, cidade, pode ser avaliado de 10 mil km a 10 mil km. Ou uma vez ao ano.
- Higienização do sistema do ar condicionado
O recomendado é esporadicamente, mais ainda quando se percebe um mau cheiro no sistema, mas lembre-se que nem sempre o mau cheiro resolve com a higienização, as vezes é o filtro do ar ou até mesmo algo mais preciso no sistema.
- Carga de gás
O gás existe no sistema para que seja feito o resfriamento correto. N ão possui uma duração fixa.
O sistema pode funcionar para sempre. Porém, o sinal de que seja necessário uma carga de gás no sistema é quando ocorre falha ao gelar. Caso o ar não esteja gelando corretamente, vale a pena avaliar o sistema, e verificar se não ocorre algum vazamento, checar válvulas, mangueiras e tudo mais que compõe o sistema do ar condicionado.


Esperamos ter auxiliado para que seu verão seja melhor dentro do seu veículo.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
A Self Car , a sua oficina virtual, está para auxilia-lo quanto a informações do mundo automotivo, novidades e muito mais que diz respeito a 4 rodas e motor.
Acompanhe a Self Car. Sua oficina virtual.
*imagens divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário