Este blog foi criado para você que gosta de carros, motores, acessórios, novidades do mundo automotivo ou ainda para pessoas que não conhecem muito sobre o assunto.
Afinal, de médico e mecânico todo mundo tem um pouco.
A Self Car está aqui para te ajudar !!

Um blog para amantes de carros e motores.

Um blog para amantes de carros e motores.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Seu carro anda pouco ou fica muito parado ?


Se o seu veículo anda muito pouco ou fica muito tempo parado, por vários dias ou  por semanas. 

Nós temos algumas dicas pra conservar melhor o seu carro caso ele fique parado por mais de três meses. 

Primeiramente, é recomendado deixar o veículo em um cavalete, para suspende-lo do chão. Assim evitará a deformação dos pneus.  Pois, conforme muito tempo o veículo fica parado na mesma posição, acaba forçando os pneus e eles estando descalibrados logo começa a comprometer a banda de rodagem. A cinta de aço que existe internamente nos pneus vai se deformando e assim o pneu fica "quadrado".  

Os pneus quando deformados comprometem a segurança, e quando efetuado a rodagem com eles durante a condução se ouvirá ruídos e desconforto na direção. 

Outro ponto importante é a gasolina, tanto no tanque principal como no reservatório de partida a frio.  O combustível em ambos os tanques apodrecem com o tempo e perdem a função de ação para queima no motor no ato da injeção, pois com o tempo e o ar ,  muda a composição.   O melhor é deixar vazio, totalmente seco ambos os tanques, conforme o modelo do carro.  Assim, evitará que ocorra danos e prejuízos maiores ao dar a partida com um combustível em decomposição. 

Os freios também são importantes,  principalmente o freio de mão.  Se for ficar com o carro parado por mais de  3 meses, deixe o freio de mão  abaixado.  Assim evitará que as lonas fiquem coladas no tambor. E que o sistema de freio fique preso por tanto tempo e venha a comprometer as peças envolvidas como as lonas, cabos e o próprio tambor. Deixe o freio de mão livre e não esqueça de colocar travas individuais nas rodas para travar o seu veículo. 

A bateria merece atenção também. É recomendado que seja desligado os cabos da bateria, ambos os polos, negativo e positivo.  Para evitar consumo de cargas e gerar mais segurança ao carro parado. Porém , se certifique que no desligamento não comprometerá nenhuma programação do veículo.  Os veículos mais novos possuem programações e módulos que dependem da bateria, confirme e certifique-se de possíveis danos antes de executar tal ação. 

Outro fator importante é o óleo do motor, que perde assim como o combustível a sua composição e a função de lubrificação das peças internamente. 
O ideal é  troca quando nessas condições de 6 em 6 meses. Afinal, para não comprometer o funcionamento ainda mais quando for executado a ignição e partida do motor sendo injetado um óleo com viscosidade inferior ao necessário ao motor.  Faça a troca no ato da parada do veículo, assim este óleo terá a validade para mais  6 meses. Sem maiores preocupações como borra interna e acumulo de resíduos indesejados. 

Caso queira proteger o carro usando uma capa de proteção, é válido, mas desde que ambos, tanto o carro e a capa estejam limpos e devidamente secos. Caso contrário se for protegido com alguma sujeira ou com alguma umidade, a probabilidade de ocorrer manchas na pintura será bem maior.  Portanto, lave o carro, seque-o bem e lave e seque bem também a capa.  Após isso é só vestir o carro e deixa-lo bem guardado contra exposições. 


Pronto, agora com as prevenções devidas você poderá deixar seu veículo parado por um bom tempo nas condições seguras para quando for funcioná-lo novamente.

Self Car  sempre trazendo dicas para uma vida melhor e mais segura do seu carro !!

Self Car a sua oficina virtual !!!




* fotos divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário