Você sabe a função e como é feito o air bag do seu veículo?
Ele é composto por um gerador de gás, uma bolsa e uma cobertura.
Alguns hábitos errados podem colocar em risco o funcionamento deste sistema de segurança.
O air bag passou a ser obrigatório desde 2014 em todos os carros fabricados desde então. Sendo necessário o air bag duplo frontal, tanto do lado do motorista como do lado do passageiro.
O air bag é composto pela bolsa, que é alojada em um estojo, que seria o acabamento, junto com o estojo onde fica localizado a bolsa, é anexado o gerador de gás, responsável por impulsionar a bolsa. E após isso tudo é colocado no acabamento, que é a cobertura, esta que fica visível no carro.
Existem alguns tipos de módulos de air bag, desde o motorista, passageiro, assim como o de joelhos, auxiliando em uma colisão frontal, o de cortina, toráx, ou integrados ao cinto ou bancos, até mesmo para pedestre, que neste caso protege a vítima de colisão junto a coluna A do veículo. Estes diferentes são mais precisos e sofisticados.
Se eu bater o carro e o air bag não abrir?
Muita calma, pois nem sempre, com uma colisão significa que o air bag deve abrir.
Vai depender do impacto, o air bag só funcionará abrindo quando ocorrer um impacto muito forte no veículo.
Onde se fará necessário a ação em maior escala do cinto de segurança em segurar o passageiro durante o impacto e conforme o acionamento dos sensores respectivos.
A destruição em um caso de colisão dianteira é normal. Pois, os carros estão sendo produzidos de forma calculada para destruir , amassar, absorver a energia do impacto e manter a célula de sobrevivência intacta. Preservando assim os passageiros e condutor.
Com o air bag , pode dispensar o uso do cinto de segurança?
Pelo contrário, o uso do cinto é lei, e deve ser usado corretamente para que seja efetuado a segurança das pessoas dentro do veículo.
Ele possui um limitador que garante a segurança e distância miníma necessária em impactos e que é auxiliado com o air bag. Executando assim o funcionado devido do sistema que depende do cinto.
A distância necessária para uma melhor segurança?
O motorista não deve sentar junto, colado ao volante. A distância correta é em média 25 cm, para que caso seja acionado o air bag, se faça o processo com conforto maior e sem machucar mais do que o impulso possa provocar.
No caso do passageiro, o ideal é não apoiar pés, mãos no painel. Mantendo uma distância entre 30 a 40 cm do painel .
Evite também colocar acessórios, pertences, penduricalhos no painel, pois a abertura do air bag, ocorre e uma velocidade de 300 KM/H. E os objetos existentes neste caso, pode ser arremessados contra os ocupantes.
Quanto custa o reparo de um air bag ?
Em caso de acionamento do air bag do motorista, se faz necessário a troca do air bag e volante, e no caso do passageiro será a bolsa do air bag e o painel.
Além do air bag em si, deverá ser trocado os cintos, pois, fazem parte do mesmo sistema, e deverá ser avaliado outros componentes que atendem também este sistema.
O custo vai depender do modelo do carro e peças, montadora, e atendimento junto à seguradora.
O importante é ter a segurança acima de tudo. Evitando maiores acidentes.
Acompanhe dicas e novidades na Self Car, sua oficina virtual.
*fotos divulgação