Existem alguns problemas comuns nos carros que os fazem parar nas oficinas e dão trabalha para os reparos.
O desgastante é ficar sem o carro e mais ainda quando são por detalhes e ou falta de manutenção preventiva.
Os itens mais comuns que trazem dor de cabeça são: a suspensão, freios, motor, panes elétricas e sistema de arrefecimento.
Veja abaixo o que pode ser feito para evitar dores de cabeça e que o carro fique parado.
Suspensão
Muitos profissionais confirmam que a maioria dos casos são os ruídos. As vezes um ruído de batida seca, batida de pinos, pode vir de danos da suspensão.
Identificação: normalmente os sons que saem da caixa de rodas são mais evidentes. Assim como algo diferente no carro ao passar em pisos irregulares. Perceba as mudanças na condução.

Evite também que o problema se agrave, a qualquer ruído diferente, vá até uma oficina de sua confiança e faça um diagnóstico. Antes disso, o mais recomendado é executar uma revisão preventiva, assim as vezes pode se antecipar a uma troca simples de batentes da suspensão, buchas de bandeja, antes que seja mais grave ou com custo maior como a troca do conjunto dos amortecedores ou até mesmo reparos na caixa de direção.
Panes Elétricas
Um dos problemas que pode ocorrer no veículo que se torna complexo e difícil para identificar, pois depende da eletrônica.
Identificação: pode ser feita através de algumas luzes indicativas, assim como, dificuldades na partida e consumo de combustível.
Para saber o que se passa em seu veículo, é necessário levar em um local especializado que tenha um aparelho especifico para identificar se o problema é em algum sensor, software, em algum módulo ou ainda em alguma parte mecânica.
Evite deixar de trocar o óleo no período correto, e evite andar sem gasolina, andando na reserva. Mediante a uma inspeção preventiva, você tende a evitar maiores surpresas.
Manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar problemas.
Motor
Outro componente do veículo que tende a demorar quando se precisa de um diagnóstico é o motor.
Os problemas em um motor pode surgir por vários fatores.
Identificação: pode se perceber através do desempenho, potência, dirigibilidade, serão um dos primeiros a serem afetados. Ainda mais em condições de mais esforço.
Isso se dá inicialmente se utiliza má combustível, ou combustível adulterado ou ainda a falta de cuidado com os fluídos do motor, como óleo errado, ausência de óleo, entre outros.
Evite esquecer de executar a manutenção em dia da troca de óleo e a conferência do nível de água.
Arrefecimento
O vazamento do líquido refrigerante e superaquecimento são problemas comuns. Conhecido como "motor fervendo", é frequente nas oficinas.
Identificação: ficar atento ao acionamento da ventoinha, se aciona com muita frequência. Assim como se fica muito tempo acionada. Outro detalhe é o termômetro do motor. Em que avisa quando a temperatura do motor está muito alta.
Um dos pontos que podem gerar o problema são vazamentos no sistema, mangueiras ressecadas ou dilatadas.
Sempre confira o nível do arrefecimento assim como utilize sempre o aditivo correto para o seu veículo. Assim evitará o superaquecimento.
Freios
Outro item que precisa de máxima atenção. Ruídos podem ser perceptíveis, mas não ignore, pois compromete o carro e seus ocupantes.
Identificação: durante o acionamento do pedal, a demora para parar ou sons agudos, dão o sinal de que o sistema de freios não estão corretos e ocorrem falhas que podem comprometer a segurança.

Acompanhe o desgaste através de manutenção preventiva , troque as pastilhas conforme a indicação necessária conforme orientada cada fabricante. E evite frenagens bruscas.
Acompanhe as novidades, dicas e orientações para seu veículo, com a nossa equipe Self Car !!
Mande notícias, participe, divulgue.
Self Car , a sua oficina virtual !!!