Vamos para mais uma orientação mecânica.
Seu ar condicionado não está gelando como deveria?
A primeira das instruções é a recomendação do uso em modo recirculação. Ainda mais em dias muitos quentes, pois o sistema pode demorar mais do que o normal para executar a alteração da temperatura externa para interna com as portinholas do sistema estando abertas.
Por isso, quando o modo de circulação estiver selecionado do modo externo, pode ocorrer uma demora , além da captação de odores externos.
A recomendação para uma melhor resposta no sistema do ar condicionado é a utilização do modo de circulação como interna. As portinholas do sistema se mantém fechadas para a captação do ar externo. Facilitando assim, o uso do ar interno, fazendo com que o ar recircule de forma mais precisa e facilite o resfriamento mais rápido.
Se mesmo assim, ainda não tiver gelando corretamente, ou estiver de forma intermitente, o ideal é procurar uma oficina ou um técnico especializado para verificar o gás e todo o sistema do ar condicionado.
Ás vezes, o gás que é responsável pelo resfriamento do ar pode não está dentro dos padrões para o melhor funcionamento no veículo. Sendo necessário uma recarga no sistema.
Se mesmo verificando o gás e ele se encontrando dentro dos padrões ainda não funcionar. O outro passo a ser efetuado é a verificação das mangueiras do sistema. Algumas vezes mesmo com o gás, o resfriamento fica falho devido a um vazamento no sistema.
Para a busca em caso de vazamentos não é tão simples como parece. Basta um microfuro em uma das passagens para o sistema não responder como deveria.
Em alguns casos, a pouca ou o excesso de passagem do gás ( fluido) pode gerar a baixa ou alta pressão no sistema, ou um superaquecimento do compressor, fazendo ele trabalhar de forma forçada. E estes sendo algum dos casos, o ar condicionado passa a não funcionar direito.
Prevenção.
Não espere chegar na necessidade de executar reparos quando ocorrer algo deste tipo.
Para evitar transtornos ou algumas das situações citadas o ideal é realizar uma checagem periódica e preventiva do sistema, ao menos uma vez ao ano.
A inspeção geral e prevenção em muitos casos antecipa gastos e transtornos futuros. Recomenda-se avaliar o estado de mangueiras, filtro do a/c, possíveis vazamentos, intensidade de temperaturas e nível de gás.
Outro ponto que é pertinente lembrar , quando em casos de pouco uso do sistema. Se aconselha que seja acionado ao menos uma vez por semana o ar condicionado para evitar danos no compressor, mantendo ao minimo a lubrificação no sistema para garantir uma eficiência quando for necessário sua utilização.
Mau Cheiro.
Muitas vezes, no caso de mau cheiro trata-se do hábito de manter o ar condicionado ligado constantemente.
Quando mantém o sistema do a/c ligado, e tem o costume de desligar tudo de uma vez. Apenas direto na chave. O que ocorre no sistema é o resfriamento nos dutos e mangueiras, mantendo eles com umidade. Assim como em um ambiente que se encontra úmido, fica com mau cheiro e mofo. O mesmo acontece com o sistema do ar condicionado de um veículo.
O recomendado é desligar ou deixar em ventilação alguns minutos antes de chegar ao destino final, onde será desligado totalmente o veículo. Assim, evita que a umidade permaneça nas passagens do ar, evitando o mau cheiro quando for ligado o sistema novamente.
Portanto, se a mudança da recirculação não adiantar, procure um especialista para desvendar o mistério.
Self Car auxiliando em dúvidas do dia-a-dia.
Self Car, sua oficina virtual.
*fotos divulgação