Quando se fala em alinhamento e balanceamento, muitas pessoas logo indagam sobre o por quê ou para que serve fazer estes serviços?
Muitos clientes se questionam se precisaria fazer ou não um alinhamento e balanceamento de rodas e pneus.
Outros, afirmam com precisão que não precisam, pois nada sentem na direção.
Errado! Antes mesmo de questionar ou afirmar qualquer coisa, confira o tempo que foi feito este tipo de atendimento em seu veículo, quanto roda, assim como, onde está sendo rodado com o veículo.
Diferenças entre alinhamento e balanceamento.
Quando se percebe alguma tendência direcional, puxando para um lado ou para o outro, ao soltar levemente a direção por um período curto, deve ser feito um alinhamento na suspensão e eixos.
Quando se percebe no volante alguma vibração ou algum ruído nas rodas com alguma determinada velocidade, pode ser correspondente ao balanceamento das rodas.
Alinhamento
O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, o sistema de suspensão e eixos. Mantendo os eixos perpendiculares da forma mais correta conforme o padrão de cada veículo e fabricante.

A ausência de manutenção preventiva no alinhamento, pode causar desgaste irregular dos pneus, reduzindo a vida útil dos pneus. Antecipando assim um gasto desnecessário pela ausência de uma manutenção periódica. Sendo ainda desgastado os pneus de forma irregular.
O ideal é manter este atendimento na faixa recomendada pela fabricante do seu veículo, para que se tenha um melhor atrito dos pneus no solo favorecendo para uma economia de combustível, melhorando a dirigibilidade, a segurança na direção e fornecendo melhor estabilidade e conforto durante a condução.
Balanceamento
O balanceamento permite que a roda gire sem provocar vibrações conforme as determinadas velocidades.

As rodas são ajustadas no balanceamento, conforme necessidades de chumbos que são instaladas para ajustes de peso que são perdidos ao longo do tempo e do sistema de rodagem. Deixando o peso de rodas, dentro do padrão necessário para uma melhor e mais suave rodagem.
A ausência ou a má execução de um balanceamento nas rodas, pode ocasionar vibrações no volante ou no veículo, através da percepção no painel de instrumentos ou nos assentos, em determinadas velocidades.
Quando executar o alinhamento / balanceamento ?
O alinhamento em um veículo passa ficar comprometido quado ocorre choque do pneu / rodas com alguma calçada, pedras, guias, buracos em pistas, acidentes graves como colisões.
Na ausência do alinhamento o desgaste dos pneus estará comprometido. Sendo que o principal objetivo de um alinhamento é manter o padrão da suspensão, garantindo segurança na direção e aumentando o tempo de vida útil dos pneus.
Além destas situações citadas, o recomendado é executar este serviço em todas as revisões periódicas conforme orientação da fabricante. Quando for executado alguma substituição de elemento da suspensão ou da direção do veículo. Também quando sentir alguma tendência direcional, alguma dificuldade durante um determinado trajeto. E quando for substituídos os pneus.
Para executar um alinhamento e balanceamento normalmente leva em média 30 minutos, quando executado por especialistas e equipamentos corretos.
Apenas não será executado estes serviços caso a roda esteja muito amassada ou o pneu com alguma irregularidade como bolha, corte ou desgastes irregulares.
Por isso, procure especialistas, revendas, ou autorizadas especializadas conforme recomendações das fabricantes. Onde se tenham equipamentos de tecnologia e qualificação específica para melhor atendê-lo.
A Sel Car, sempre atenta as necessidades e segurança para um melhor conforto do seu carro.
Acompanhe as dicas e as novidades aqui na sua oficina virtual !!
*fotos divulgação