Este blog foi criado para você que gosta de carros, motores, acessórios, novidades do mundo automotivo ou ainda para pessoas que não conhecem muito sobre o assunto.
Afinal, de médico e mecânico todo mundo tem um pouco.
A Self Car está aqui para te ajudar !!

Um blog para amantes de carros e motores.

Um blog para amantes de carros e motores.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Improvisos e os perigos para seu carro.



Para você que não sabe o que fazer, não sabe como funciona um carro, o que precisa fazer em algumas situações. Não confia em mecânicos avulsos ou ainda não acredita em concessionária...

Ou mais ainda,  a grana está curta, mas precisa arrumar alguns itens no carro. 

Cuidado com o barato para não sair caro.  Avalie o que pode ser economizado, e cuidado com o que não pode fugir do orçamento.

Acompanhe aqui na Self Car algumas orientações sobre improvisos que surgem e que pode colocar o carro em risco. 

Primeiramente, cuidado com as opções paliativas, que o amigo fez e deu certo no carro dele, pois nem sempre servem para o seu veículo.  Pior ainda, se não tem um acompanhamento ou indicação técnica. 

Então fuja do jeitinho brasileiro de arrumar as coisas, ainda mais quando se fala em carro.

  • Atenção com partes do Motor / Temperatura
EVITE  -  rodar  por muito tempo com o veículo quando se consome água do reservatório do motor com frequência. Leve a um mecânico o quanto antes para avaliar se não possui vazamentos. 
Se o veículo rodar sem água,  pode danificar o motor e o prejuízo será maior. 

reservatório de água do motorAliás, caso ocorra algum superaquecimento do motor, não coloque água fria no reservatório. Pois, com esta ação, pode se empenar algum componentes ou até mesmo trincar o cabeçote, por conta do choque térmico. 
Atenção com os indicadores seja, no reservatório ou com a luz indicadora no painel. Pare o carro para avaliar o mais breve.


JAMAIS -  retire a válvula termostática do veículo. Pois, esta válvula é de extrema importância para o controle da temperatura do motor, evitando superaquecimento.  Em alguns casos a falha neste item ocorre e alguns motoristas tendem a retirá-la sem substituir por uma nova com bom funcionamento. Porém,  resolve um problema mas ganha outro, mais ainda quando o veículo trabalha frio. Pois, ocorre o desgaste de algumas peças do motor de forma prematura.  Não antecipe a vida do seu motor.


EVITE / CUIDADO - soldar o radiador apenas em casos simples como um reparo de um furo, mas desde que a troca do aditivo esteja em dia. Mas, se a manutenção do veículo não estiver em dia, mais ainda quando se é completado o nível de água apenas com água da torneira ( que possui cloro). Não faça reparos, pois, o seu radiador pode possuir fragilidade em alguns pontos internamente. E dependendo do que se faça, o barato saia caro.  Pois, de nada adianta reparar um furo em um radiador que é fragilizado pela má manutenção e logo mais aparecer outro vazamento. Avalie  cada caso,  com o seu mecânico de confiança para se certificar da melhor opção.  Se o reparo resolve ou  a troca por um novo radiador. 


  • Atenção aos Pneus e Rodas
JAMAIS - execute novo risco em um pneu careca. Alguns borracheiros sugerem e até oferecem pneus com risca, sendo estes um perigo. Pois,  através de uma ferramenta (faca de corte) eles realizam novos sulcos nos pneus. Ou ainda colocam a venda pneus já com "meia vida" com um suposto beneficio. Porém, não caia nessa furada, que nada mais é do que comprometer a resistência do pneu, além de colocar em risco a ausência de segurança em uma frenagem.  
Antes colocar um pneu  novo mesmo que de qualidade ou marca inferior, mas que  dure o necessário ao comprometer a sua vida e a sua família.

EVITE - desamassar rodas.   O conserto em rodas é aconselhável desde sejam detalhes como arranhões quando for rodas no modelo de liga leve, e sendo feito em local especializado em rodas. Exceto isso,  evite desamassar rodas, pois, a resistência dos materiais e como são feitas não casa com um simples reparo de um martelo.  Afinal, os metais possuem duas formas de deformação. Uma delas a elástica, onde mesmo deformado, tende a voltar a sua formação original.  E ou ainda a plástica, em que dependendo da deformação ela permanece. Conforme o possível reparo no martelo ou em uma prensa, faz com que a determinada região do retrabalho fique fragilizada e com qualquer outro impacto venha a se deformar e podendo até mesmo comprometer mais ainda do que já estava.



  • Atenção com Sistema de Freio e Segurança
JAMAIS - coloque pastilhas de freio que não seja originais ou compatíveis ao veículo. 
Quando for necessário a troca das pastilhas de freio,  cuidado com as oferecidas com valor muito baixo, ou até mesmo gratuitas.  Desconfie sempre nestas condições. Normalmente, o custo não é tão acessível,  a não ser que queira comprometer sua segurança.  Existem modelos muito duras, que causam ruído e também que diminuem a vida dos discos de freio.  Outras ainda podem ser muito frágeis, moles e desgastam rapidamente.  Consulte sempre as indicações do modelo e marca do veículo e um mecânico de sua opção.

JAMAIS - deixe de reparar o cinto de segurança. E nunca deixe que alguém que não entenda venha a arrumar este item. O cinto não é um item para tentativas. E requer uma pessoa especializada para repará-lo. Afinal, em muitos casos o cinto tem ligação com sensores de segurança em seu veículo.

EVITE - reparar o ABS ou airbags em locais não especializados. Pois,  são itens caros e devido ao alto valor que possuem tanto em peças como em mão de obra, a maioria dos mecânicos tem consciência da responsabilidade e riscos que existem em uma manutenção deste tipo. 
É necessário o conhecimento e ferramentas específicas para o reparo de itens de extrema segurança. Por isso, muitos motoristas se atrevem a procurar oficinas não especializadas para que possa baratear o serviço. Com isso, acabam fazendo o famoso barato que pode sair caro.


  • Atenção com  Geladas

EVITE - vazamentos em seu carro. Vazamentos de óleo, sejam eles de motor, câmbio ou de freio. Algumas pessoas executam reparo apenas temporários que não é o aconselhável, pois, o certo é preventivo, antes que aconteça. Não caia nessa de por um "óleo mais grosso", pois o motor ou câmbio do seu veículo não foram projetados para esse tipo de óleo.  Não pense no momento do mais caro e sim do mais correto. E evite aborrecimentos.

JAMAIS - compre peças de desmanche, de auto peças que não seja de confiança. Evite alimentar o mercado clandestino e ter surpresas desagradáveis. Neste caso, o reparo sempre será temporário e em muitas vezes mal se consegue identificar o estado de conservação. Jamais ouse ter peças como câmbio, motor ou caixa de direção através do desmanche. Apenas encare como uma boa alternativa peças como faróis, bancos, maçanetas ou lanternas, que são itens que não comprometem a segurança dos ocupantes do veículo.


Fique sempre ligado nos improvisos que podem colocar em risco ou dar dores de cabeça à você.


Esta dúvidas, precisa de auxílio,  entre em contato conosco, pelo nosso e-mail:  selfcarblog@gmail.com

Acompanhe dicas, novidades, orientações, aqui na Self Car,  a sua oficina virtual !!!!!!!!!!!




*fotos divulgação






quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fim de 2014 com boas vendas no mercado


A venda de carros no Brasil teve alta no fim do ano, em dezembro segundo fontes e a indústria de veículos anunciaram que em comparação anual e mensal foram maiores.

O numero de emplacamentos de carros leves no mês de dezembro atingiu cerca de 354 mil unidades. Mais que no ano de 2013 com seus 336 mil.

A corrida pela aquisição dos consumidores foi devido a prorrogação do IPI ( Imposto sobre Produtos Industrializados) , que subiu desde o primeiro dia 2015.

O imposto subiu em média de 5 pontos percentuais a mais.  No caso de modelos 1.0 elevado de 3 para 7 por cento. E para os 2.0 em média de 9 para 11 por cento. 

O volume vendido em dezembro foi em média 16 mil carros comerciais leves por dia. Em novembro a média teria sido de 15 mil unidades. Segundo dados da Anfavea.














O grupo FIAT e FCA venderam cerca de 67 mil carros em dezembro. Encerrando o ano em liderança no segmento de leves.  
Já a Volkswagen licenciou aproximadamente 61 mil veículo em dezembro. Fechando o ano com 576,7 mil unidades vendidas. A GM teve cerca de 58 mil emplacamentos e acumulando 578,9 unidades no ano passado. 

A Ford teve vendas em torno de 36 mil carro em dezembro. Somando com 308 mil unidades. Já a Hundai e Renault fecharam  2014  iguais,  com vendas de 237 mil unidades cada. 

O ritmo continua bom, com as lojas cheias e uma procura para a troca dos carros, compra de zero, começaremos o ano com uma boa perspectiva de vendas. O que contribui para o mercado,  para as montadoras e evita as demissões de funcionários no ramo. 

Esperamos que 2015 seja muito produtivo e com melhoras para todos e para o mercado automotivo.

Acompanhe aqui  o mercado, dicas, novidades na Self Car.

A sua oficina virtual !!!!!





sábado, 10 de janeiro de 2015

Saiba a diferença dos Câmbios Automáticos


A Self Car,   a sua oficina virtual,  esta aqui para auxiliar sobre os modelos existentes de câmbio no mercado dos automáticos.

Hoje se fala em automático, automatizado, CVT, automático de dupla embreagem.  E aí, como funcionam, o que seria todas essas variações ?

Atualmente um carro com câmbio automático não é questão de luxo e sim um pouco de conforto quando se fala em horas de trânsito.

Entenda um pouco mais a seguir...


Câmbio Automático

É um câmbio que possui um conversor de torque que liga o motor à transmissão.  Este sistema trabalha com um conjunto de engrenagens junto com o conversor de torque, que acopla o motor à caixa ( semelhante a embreagem).  Porém, este modelo é um pouco lento, por conta deste processo junto ao conversor de torque. Possui uma perda de desempenho em relação a um modelo manual, além do consumo ser maior.  O que pode amenizar estes problemas, seria o automático de seis marchas. 



Câmbio Automatizado

Neste modelo de câmbio a embreagem permanece.  Porém, o sistema aciona a embreagem que após uma análise de parâmetros através de sensores de velocidade e rotação pode ser feito a troca de marchas automaticamente por conta de atuadores hidráulicos.  
O processo não é tão rápido, e os trancos podem surgir durante a condução, caso seja feita com aceleração. 
Uma grande dica neste tipo de câmbio com relação ao problema, que pode ocorrer no sistema se caso for feito algo comum, um costume ou hábito de segurar o carro no acelerador em uma subida.  Nesta situação,  não faça isso, pois, pode aquecer a embreagem, ocasionando um superaquecimento vindo a travar o câmbio.  Então, cuidado com hábitos errados na direção. 
Os automatizados tem um custo mais acessível a um automático e possuem bom desempenho semelhante aos manuais.


Câmbio CVT

Conforme a sigla determina,  Transmissão Variável Contínua. Trata-se de um modelo diferente dos outros. As caixas  e o sistema possui uma variação constante para que se tenha uma relação ideal para cada situação.  O sistema não possui marchas, logo não precisam ser trocadas. 
Possui um eixo com ranhuras em V que move polias fixadas cada uma em um cone. Sincronizadamente.  A tensão destas polias, quando em sua tensão máxima, possui um melhor aproveitamento do motor.  Conforme a pressão sobre o acelerador.  É considerado um dos câmbios que podem ser econômicos.



Câmbio Automático de dupla embreagem

Como o próprio nome diz, dupla embreagem. Sendo duas embreagens no lugar do conversor de torque. O disco de embreagem  maior aciona as marchas pares e a ré, e a outra menor aciona as marchas ímpares. 
A grosso modo, enquanto uma das marchas esta acionada, a segunda embreagem já deixa a próxima marcha pré-acionada.  Assim, a troca acontece mais fácil e de forma mais rápida. Embora quase que de imediato. O funcionamento deste sistema é mais parecido ao modo normal automático convencional. 
A caixa com duas embreagens é mais rápida e o desempenho e consumo são melhores que o dos manuais.



O mais viável é executar um test-drive nos veículos que possuem estas formas de transmissão e durante a condução, verificar o que é mais fácil, mais ajustável ao seu modo de dirigir.  O que será mais conveniente e confortável a você.

Não saia comprando carro apenas pelo que seus amigos falam, ou pelo foco de fugir do trânsito. Teste, compare,  prove,  e veja o que for melhor para seu conforto e bolso. 


Ainda tem dúvidas, entre em contato conosco,   Self Car,  a sua oficina virtual. 

Acompanhe as novidades, deixe sugestões, siga as dicas e orientações  na Self Car.




*fotos divulgação


sábado, 3 de janeiro de 2015

Calor... Verão... Se atente ao Ar Condicionado.

Verão, calor, férias...  Você conhece como funciona o sistema do ar condicionado do seu veículo?

A grosso modo não muda muito de carro para carro.  O sistema do ar condicionado é semelhante nos modelos mais novos.


Muitas dúvidas surgem quanto ao funcionamento com relação ao motor ou consumo de combustível.

Vamos esclarecer algumas dúvidas.





O que não causa problemas...

- Dar partida no veículo com o ar ligado.  
Sem problema, pois a partida é acionada por uma posição da chave  que desabilita os itens que consomem mais quando desligado.  O sistema do ar liga se o motor estiver funcionando. 

- Ligar o ar condicionado logo após dar a partida.
Sem problema, pois o veículo com o motor em funcionamento após a partida, habilita todos os itens para serem utilizados. Inclusive o ar condicionado pode ser ligado na sequência. 


Orientações

- Função Interna e Externa
Os carros com ar condicionado tem uma chave seletora para a captação do ar. Seja interno ou externo. O aconselhável é  quando a temperatura externa for muito quente, não utilizar a captação de ar externo pois demorará a gelar.   Assim como, quando o veículo fica parado e muito quente, o aconselhável é não captar o ar interno, pois o veículo estará quente e não vai gelar da forma necessária rapidamente. 

-  Perca de Potência
O sistema do ar condicionado possui um compressor,  sendo ele um dos componentes importantes doo sistema e o mesmo é ligado por meio de uma correia no motor.  Assim ele é acionado e funciona resfriando o sistema.  A correia funciona através do motor alimentando o compressor. Logo por isso a potência cai e o consumo de combustível fica maior.  
O compressor do ar consome em média 3cv da potência do veículo. 


Manutenção

- Troca do filtro do ar condicionado
Depende de onde o veículo roda, se mais em estrada de terra ou mais em trecho urbano.
Caso seja utilizado de forma mais severa, em trecho de terra, o ideal é verificar de 5 mil km em 5 mil km. Já em trecho urbano, cidade,  pode ser avaliado de 10 mil km a 10 mil km.  Ou  uma vez ao ano.

- Higienização do sistema do ar condicionado
O recomendado é esporadicamente,  mais ainda quando se percebe um mau cheiro no sistema, mas lembre-se que nem sempre o mau cheiro resolve com a higienização,  as vezes é o filtro do ar ou até mesmo algo mais preciso no sistema.

- Carga de gás 
O gás existe no sistema para  que seja feito o resfriamento correto. N ão possui uma duração fixa. 
O sistema pode funcionar para sempre.  Porém,  o sinal de que seja necessário uma carga de gás no sistema é quando ocorre falha ao gelar. Caso o ar não esteja gelando corretamente, vale a pena avaliar o sistema, e verificar se não ocorre algum vazamento, checar válvulas, mangueiras e tudo mais que compõe o sistema do ar condicionado.














Esperamos ter auxiliado para que seu verão seja melhor  dentro do seu veículo. 


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.  

A Self Car , a sua oficina virtual, está para auxilia-lo quanto a informações do mundo automotivo, novidades e muito mais que diz respeito a 4 rodas e motor.


Acompanhe a Self Car.  Sua oficina virtual. 




*imagens divulgação